Navita serve para BlackBerry

A Navita oferece desenvolvimento de aplicativos para telefone celular BlackBerry para seus clientes. O grande diferencial da Navita é que além de ser especialista no desenvolvimento de aplicativos é a maior especialista em infra-estrutura para BlackBerry, o que lhe permite alcançar melhores resultados e mais rapidamente. Além disso, a Navita também é a fabricante do Navita Mobile, que é um produto construído especialmente para BlackBerry Apps.

A funcionalidade do Navita Mobile é totalmente integrado ao BES (BlackBerry Enterprise Server), possuindo também módulos para Aprovações em BlackBerry, tais como Aprovação de Compra, Aprovação de Venda, Aprovação de Propostas, Aprovação de Crédito e Aprovação de Viagens. E na realidade, existe integração com com CRM ou ERP como SAP, Microsiga/Datasul ou Totvs, Peoplesoft, Oracle com esse tipo de software para BlackBerry.

E agora, vamos conhecer o que são aplicações móveis, aplicativos mobile ou mobile software. Aplicativos móveis ou aplicações mobile são softwares desenvolvidos para rodar em dispositivos móveis como PDAs, Smartphones ou telefones celulares. Com o foco no dispositivo normalmente é um aplicativo móvel em geral que ele será utilizado, podendo usar linguagem C ou C++ e mais recentemente houve um aumento no desenvolvimento em .net e J2ME (Java 2 Micro Edition). Por isso, é necessário lembrar que o desenvolvimento para esse tipo de dispositivo muda de fabricante para fabricante e de modelo para modelo; em outras palavras, praticamente, se for desenvolver um aplicativo para consumidores ou usuários finais, é preciso que funcione nos mais diversos modelos e para isso, exigirá um alto grau de customizações.

Geralemnte, para os celulares são as primeiras aplicações móveis com os jogos, mas muitas soluções corporativas são possíveis alcançar como automação de força de vendas , automação de força de campo , vistoria móvel, tracking mobile, ordem de serviço móvel, dentre outras centenas.

Conhecimento do BlackBerry

BlackBerry é um SmartPhone, o já é conhecido como telefone inteligente que reúne as funcionalidades de um PDA ou de um computador. Este aparelho é desenvolvido pela RIM, empresa canadense provedora das principais soluções wireless para o mercado móvel mundial das comunicações. O telefone celular BlackBerry é, portanto, um cruzamento entre celular e PDA , com um plus de acessórios e apresentação que o torna diferenciado e inovador, transformando o equipamento em praticamente um computador de bolso. O começo da sua utilização no Brasil era maior ocupação no mercado corporativo, porém vem ganhando cada vez mais espaço na utilização pessoal.

Entre quase todos dispositivos do BlackBerry existe um browser que facilita a navegação, chamado trackball, que é um botão que funciona como mouse e um teclado alfanumérico que permite a digitação de textos. O aparelho BlackBerry possue todas as funcionalidades de um telefone celular e muito mais de um SmartPhone ou PDA. Ele permite as funções como organizador pessoal, agenda, conexão a Internet, programas de aplicação tais como Bluetooth BlackBerry, BlackBerry GPS, etc. Entre tantos, com o diferencial de enviar e receber e-mails. Com um SmartPhone BlackBerry você já consegue chegar os e-mails implica em conectar-se a uma rede fixa ou Wi-Fi e esperar minutos para baixar suas mensagens.

A velocidade do envio e recebimento de mensagem e e-mail nestes aparelhos chega até 200 kbps, que é uma velocidade considerada muito alta. Para alcançar uma velocidade assim deve graças ao uso da tecnologia EDGE, desenvolvida para transmissão de dados em alta velocidade. Outra coisa sobre a segurança, o que é apenas mais um dos tópicos importantes a serem discutidos, mas um dos tópicos permanente quand se fala em BlackBerry e a troca de mensagens. Pois o sistema do BlackBerry utiliza chaves de criptografia durante o trajeto entre o aparelho e o BES (BlackBerry Enterprise Server ou Servidor BlackBerry Corporativo), o que permitindo a utilização do algoritmo Triple DES (Data Encryption Standard), que é muito comum entre os financeiros.

Novidades do BlackBerry

A fabricante do telefone celular BlackBerry, Research in Motion (RIM), anunciou que ultimamente lançará um novo serviço do push a fim de servir os desenvolvidores para que se entreguem atualizações instantâneas de informações a seus aplicativos. E assim, com o BlackBerry Push Service, os criadores de aplicativos Java e web widgets para o BlackBerry poderão incluir atualizações de notícias, esportes, ações e outros conteúdos, em tempo real

Como os outros BlackBerry Apps, esta aplicação push do BlackBerry tem acesso à API, que era proibido de ultilizar entre muitos desenvolvedores dos outros smartphones por causa do seu alto custo. Mas com este novo serviço push o BlackBerry está disponível em dois "sabores": uma opção BlackBerry Push Essentials, gratuita, e a BlackBerry Push Plus, disponível nas versões paga e grátis - com ela, os desenvolvedores terão de pagar caso as requisições de dados ultrapassem 100 mil por dia.

Além do recurso de push, o serviço pago também fornece estatísticas aos desenvolvedores, com informações sobre o tipo de informação recebida, a hora em que isso aconteceu e o tipo de aparelho e sistema utilizados. Nos aparelhos que usam o BlackBerry Push Service Plus, também será possível escolher as configurações de tempo de push ou cancelar as solicitações de dados antes que elas sejam entregues ao usuário, caso necessário. Segundo a RIM, o serviço já é utilizado por aplicativos populares, todos ligados a notícias e informes, como Time, Sports Illustrated, The Hockey News e Weather Bug.

Alias, a fabricante do BlackBerry anuciou também que o BlackBerry terá novo navegador mais rápido até o fim desse ano, prometindo que o navegador carrega páginas em JavaScript muito mais rápido como suporta AJAX, HTML 5.0 e CSS3. O executivo ressaltou que o navegador tirou a nota máxima (100 pontos) no teste de compatibilidade Acid3 Web com padrões de internet.