Transformação do BlackBerry

A Research in Motion (RIM) afirmou que não está claro se o vídeo venha a se tornar o aplicativo definitivo para os celulares inteligentes mas, mesmo assim, a fabricante do telefone celular BlackBerry diz que, para desenvolver sistemas de distribuição de vídeo mais eficientes é necessário para impedir que eles sobrecarreguem as redes. Hoje em dia, antes de comprar celulares, existem muitas opções na escolhe, pois a popularidade dos celulares inteligentes dotados de amplos recursos, como o BlackBerry, o iPhone da Apple ou o Droid da Motorola, não para de crescer, mas eles empregam até 30 vezes mais banda que os celulares comuns a fim de acionar os aplicativos que os tornam tão procurados.

A disparada no tráfego causada por vídeos e outros aplicativos levou a mais quedas de ligações e serviço instável. Conforme o vídeo ganha popularidade nos celulares inteligentes, o congestionamento cresce, e força as operadoras a gastar bilhões a fim de atualizar suas redes e adquirir mais frequências de transmissão. "Não sei ainda, e nem creio que alguém mais saiba, se o vídeo será o aplicativo definitivo para os celulares inteligentes", disse Mike Lazaridis, copresidente executivo da RIM, em uma conferência promovida pelo Dominion Bank, de Toronto.

Laziridis afirmou que, mesmo que o vídeo não prove ser o aplicativo definitivo para os smartphones, já está criando um sério desafio para as operadoras de telefonia móvel. "Se você acha que o 3G atual é um desafio como experiência de navegação para esses redes de dados", disse Lazaridis, "imagine o que streams ou downloads para celular de vídeo representarão, quando as telas de celulares começarem a ter resolução de qualidade próxima ao HD."

Assim, a navegação e o uso de aplicativos no BlackBerry sejam de três a oito vezes mais eficientes em termos de uso de banda do que no caso dos aparelhos de concorrentes da RIM, disse Lazaridis.

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